Na vida diária, as pessoas raramente perguntam ou escutam: “O que é condutividade?”.
Existem numerosas publicações que explicam a teoria e detalham este difícil assunto, mas para o lançamento do Medidor de Condutividade LAQUAtwin EC-11 a Axios Brasil publica aqui alguns conhecimentos fundamentais sobre condutividade, tornando o assunto mais fácil e compreensível possível, para que os leitores comuns possam aprofundar seus conhecimentos sobre medidores de condutividade. Esperamos que esta informação ajude e inspire a buscar mais conhecimento sobre eletroquímica e que você descubra novas aplicações para os medidores de condutividade compactos da HORIBA.
A condutividade, juntamente com o pH, é um importante fator para determinar características de soluções aquosas. No caso do Medidor de Condutividade LAQUAtwin EC-11, a condutividade refere-se a capacidade de um líquido de conduzir uma corrente elétrica. Os líquidos e em particular a água, dissolvem várias substâncias e em muitos casos, quando uma substância se dissolve na água, torna a solução capaz de conduzir corrente elétrica com mais facilidade do que antes, portanto, em termos simples e práticos, a condutividade elétrica de um líquido pode ser usada como um parâmetro para indicar a quantidade de substância dissolvida em um líquido.
Curiosidade: Algumas substâncias como o açúcar, não se transformam em íons quando se dissolvem na água, portanto não afetam significativamente a condutividade da solução.
Um bom exemplo: Diferentes fontes de água. A água do mar possui condutividade muito alta devido a grande quantidade de sal dissolvido, entretanto, água de chuva, de rio ou lago em seu estado original contém apenas pequenas quantidades de substâncias dissolvidas, o que torna sua condutividade muito baixa. Quando a água de baixa condutividade está poluída, sua condutividade pode aumentar. Por esse motivo, a condutividade também pode ser usada como um indicador de poluição nesses tipos de água.
Como funciona a tecnologia de medição dos Medidores HORIBA LAQUAtwin EC-11
Nos Medidor de Condutividade LAQUAtwin EC-11, a condutividade é medida pelo método bipolar 2-AC. O método bipolar mede a corrente que passa pela solução entre um par de eletrodos. O método em questão possui uma estrutura bastante simples, permitindo a criação de um sistema de medição compacto, preciso e confiável. Eles também possuem boa aplicação para medir soluções aquosas de baixa condutividade, como água pura, no entanto, é preciso tomar cuidado com o tipo de amostra a ser usada, pois amostras que mancham ou dissolvem as superfícies dos eletrodos, como ácidos altamente concentrados e soluções alcalinas podem danificar o eletrodo. Abaixo ilustração do método bipolar 2-AC
Contate a Axios Brasil e descubra mais sobre o Medidor de Condutividade LAQUAtwin EC-11 e como ele poderá ser utilizado em sua plantação / cultura / cultivo / laboratório.