O crescimento saudável das colheitas depende muito da disponibilidade adequada de nutrientes. Quando as plantas carecem de nutrientes essenciais, elas apresentam sintomas visíveis em suas folhas, sinalizando um desequilíbrio que pode levar a menores rendimentos e pior qualidade da colheita. Aqui está uma análise das deficiências comuns de nutrientes, seus sinais e como elas afetam a saúde das colheitas.
Sintomas: amarelecimento (clorose) das folhas mais velhas, começando nas pontas e movendo-se para o meio. Crescimento atrofiado.
Impacto: menor concentração de proteína, crescimento mais lento e rendimentos menores. O nitrogênio é essencial para a fotossíntese e o crescimento vegetativo.
Sintomas: coloração verde-escura ou arroxeada nas folhas mais velhas. Desenvolvimento deficiente das raízes.
Impacto: maturidade tardia, qualidade reduzida de sementes e frutos, e menor resistência ao estresse ambiental.
Sintomas: queimaduras amarelas ou marrons nas bordas das folhas (especialmente nas folhas mais velhas), caules fracos.
Impacto: baixa resistência à seca e doenças, plantas mais fracas e pior qualidade dos frutos.
Sintomas: folhas novas parecem deformadas, com pontas e bordas enroladas ou desenvolvendo manchas necróticas.
Impacto: baixo crescimento de raízes e brotos, levando à redução da resiliência da cultura e anormalidades nos frutos (por exemplo, podridão das flores dos tomates).
Sintomas: clorose intravenal, onde o espaço entre as veias fica amarelo enquanto as veias permanecem verdes, normalmente em folhas mais velhas.
Impacto: fotossíntese reduzida, enfraquecimento do tecido vegetal e menor potencial de rendimento.
Sintomas: amarelecimento de folhas novas enquanto as veias permanecem verdes, comumente visto em folhas mais jovens.
Impacto: menor produção de clorofila, levando a crescimento atrofiado e plantas mais fracas, afetando a produtividade geral da cultura.
Sintomas: crescimento atrofiado, com folhas mostrando clorose manchada ou listrada e tamanho reduzido.
Impacto: desenvolvimento deficiente de frutos e sementes, maturidade tardia e rendimentos reduzidos.
As deficiências de nutrientes nas folhas afetam a fotossíntese, o crescimento, e a vitalidade geral da planta. Monitorar a saúde das folhas e abordar os desequilíbrios de nutrientes com fertilizantes e corretivos de solo apropriados é essencial para culturas saudáveis e de alto rendimento.
A Axios Brasil tem a solução para você. Os medidores portáteis LAQUAtwin, da Horiba, são uma excelente ferramenta para acompanhar o desenvolvimento da sua plantação e corrigir as eventuais deficiências nutricionais que ocorram na sua produção. Conheça mais sobre cada um dos produtos nos links a seguir:

O único Medidor de Nitrato LAQUAtwin NO3-11 portátil capaz de medir diretamente concentrações de íons de Nitrato e Nitrogênio-Nitrato com apenas 0,3mL de amostra. A exclusiva e ultra moderna tecnologia do sensor permite a medição de líquidos viscosos, sólidos e até mesmo amostras de pó.

O único Medidor de Potássio LAQUAtwin K-11 portátil capaz de medir diretamente concentrações de íons de Potássio com apenas 0,3mL de amostra. A exclusiva e ultra moderna tecnologia do sensor permite a medição de líquidos viscosos, sólidos e até mesmo amostras de pó.

O único Medidor de Cálcio LAQUAtwin Ca-11 portátil capaz de medir diretamente concentrações de íons de Cálcio com apenas 0,3mL de amostra.
[+] Veja Mais: Confira todas as inovações desenvolvidas pela HORIBA