Nutrição de Precisão na Agricultura: Parece estranho dizer, mas de uma certa maneira as plantas também sentem fome, entretanto utilizamos alguns termos técnicos para essa descrição, um deles é a deficiência nutritiva.
Para compreender um pouco mais sobre o processo de absorção de nutrientes e seus desafios é extremamente importante saber como as plantas crescem e reproduzem, assim teremos uma condição melhor de entender como atuar na Nutrição de Precisão na Agricultura.
Para seu desenvolvimento, as plantas precisam basicamente de 5 fatores:
1) LUZ – Algumas plantas precisam de mais e outras de menos, mas em termos gerais, toda planta precisa de uma certa quantidade de luz para efetuar o processo de fotossíntese.
2) ÁGUA – Este é um elemento fundamental para todos os seres vivos, Para as plantas ajuda na absorção e transporte de nutrientes principalmente quando transformada em seiva bruta.
3) AR – No processo de fotossíntese o ar é importante para que as plantas possam retirar o gás carbônico e produzir seus carboidratos, é nesse processo que as plantas expelem o oxigênio, mantendo para si apenas o CO2.
4) TEMPERATURA – A temperatura influencia altamente no processo reativo gerado pelos três fatores acima basicamente da seguinte maneira: Luz + Agua + Ar = geração de carboidratos (Açúcares).
5) NUTRIENTES – Finalizando os fatores essenciais para o desenvolvimento das plantas, mas não menos importante, estão os nutrientes. Que estão divididos basicamente em dois grupos: 1º grupo: Fósforo, Nitrogênio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre / 2º grupo: Boro, Zinco, Cobre, Ferro, Molibdênio, Manganês e Cobalto.
Com as informações acima, podemos assumir de uma maneira não generalizada que os 4 primeiros fatores essenciais para o crescimento das plantas (Luz, Água, Ar e Temperatura), estão diretamente conectados com a região, clima e técnica de cultivo escolhidos, da mesma maneira também não generalizada, assumir que os nutrientes podem ser o fator mais desafiador e potencialmente influenciar na deficiência nutritiva.
Mas o que a deficiência nutritiva pode causar?
A disposição de nutrientes no solo e a maneira como as plantas poderão absorvê-los fazem parte do termo denominado fertilidade. A fertilidade por sua vez é muito importante, pois geralmente 60% da produção agrícola depende deste quesito.
Solos deficientes de nutrientes, secos ou até mesmo com alguma inapropriada condição química podem dificultar no crescimento da planta, em termos produtivos, resultam na redução da produção ou baixa qualidade do produto.
Saber aplicar os nutrientes de maneira correta não significa apenas redução de custos, mas também boa qualidade de plantas e consequentemente frutos vistosos.
Como a equipe Axios Brasil pode ajudar na avaliação da fertilidade do solo e Nutrição de Precisão na Agricultura?
Com o kit de amostragem produzido pela TestAgro e vendido pela Axios Brasil, nossos clientes poderão produzir amostras de solo e plantas, além de posteriormente avaliar os principais parâmetros nutritivos das plantas, com os medidores compactos da linha LAQUAtwin da Horiba: