Padrão de Referência Citalopram: O Citalopram CAS: 59729-33-8 é um fármaco principalmente usado para tratar os sintomas da depressão. Ele pertence a classe de inibidores seletivos da recaptação da serotonina pelas terminações nervosas. A depressão é uma condição médica que causa uma tristeza constante, ela pode provocar a falta de interesse em hábitos do dia a dia e pode ser causada por um evento de estresse, como a perda de um ente querido, por histórico familiar, por uma condição médica, como diabetes e câncer, ou ainda por abuso de drogas ou álcool.
Os antidepressivos conhecidos como Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) são empregados para o alívio de sintomas da depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtornos obsessivo-compulsivos e ainda transtornos de humor. Os antidepressivos como o citalopram podem causar conforto nos sintomas da depressão, porém podem levar de 8 a 12 semanas para que o paciente sinta os efeitos. É importante sempre buscar ajuda médica e psicológica para casos de quaisquer transtornos psicológicos.
O citalopram é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, com caráter altamente lipofílico, por este motivo tem grande facilidade de penetrar na barreira hematoencefálica, metabolizado principalmente no fígado, seu pico de concentração no plasma sanguíneo ocorre após 4 horas e quando administrado por via oral sua biodisponibilidade é de 80%. O citalopram atua inibindo a captação de serotonina no Sistema Nervoso Central, seu mecanismo de ação age sobre o transportador de serotonina inibindo sua recaptação na fenda sináptica.
Alguns dos efeitos que podem ser identificados com o uso do citalopram são: problemas de memória e concentração, dores de cabeça, sonolência, boca seca, sudorese, dormência ou formigamento dos membros, insônia, aumento do apetite, náusea, diarreia e mudança de peso. Alguns sintomas podem piorar ou novos podem aparecer com o uso do dele, por exemplo ansiedade, mudança repentina de humor, ataques de pânico e irritabilidade. Um dos efeitos adversos mais comuns do citalopram porém não compreendido é a disfunção sexual, como a diminuição da libido e disfunção erétil, esse efeito é um dos motivos mais frequente para a descontinuação do uso deste fármaco, apesar disso todos os sinais e sintomas devem ser relatados ao médico prescritor.
O Citalopram CAS: 59729-33-8 também pode ser administrado para outras condições como agitação associada com demência, ansiedade, agorafobia, alcoolismo, distúrbios alimentares, fibromialgia e estresse pós-traumático. Não é recomendado dirigir veículos quando se faz uso do citalopram.
As informações citadas acima facilitam a interpretação de que este é um produto de extrema importância e alta complexidade, seja na sua fabricação ou na administração de seu uso, por isso recomendamos aos nossos clientes (principais indústrias farmacêuticas do país) a utilizarem os padrões de referência da Axios Research em sua rotina de desenvolvimento analítico e controle de qualidade.
Lembramos ainda a todos os nossos clientes que a Axios Brasil juntamente com sua unidade matriz Axios Research oferece padrões de referência não só do ativo farmacêutico Citalopram, mas também padrões de referência de suas impurezas e do composto deuterado.
As informações contidas no texto acima foram preparadas perante as referências abaixo e não expressam a opinião ou qualquer indicação de uso do medicamento, o texto possui exclusivo uso técnico. A Axios Brasil reforça que um médico sempre deverá ser consultado antes do uso de qualquer medicamento.